ADEPEPE inicia estudos para melhorias no estatuto

img_8929

O estatuto da Associação dos Defensores Públicos de Pernambuco (ADEPEPE) vai passar por uma série de estudos para ser atualizado e melhorado. O defensor público aposentado Alcides Valença é quem encabeça o projeto e garante que o regimento estará em consonância com o de associações de outros estados. Além disso, o projeto pretende contar com a participação dos membros da categoria, com sugestões e solicitações para o novo texto.

“À primeira vista, buscamos uma atualização nos termos do estatuto, uma vez que alguns pontos não estão bem localizados. Por exemplo: regular melhor a situação dos aposentados, bem como dos pensionistas. Como já foi feito com o pessoal do Rio de Janeiro, que tem uma diretoria para assistir aos aposentados e suas necessidades, já que os aposentados contribuem efetivamente como os da ativa”, destacou Valença.

“No geral, a ideia é melhorar todos os aspectos do estatuto que estão defasados. Isso é um trabalho coletivo, que a gente vem fazendo um levantamento e pedimos a opinião de todos os aposentados, colegas, na ativa ou não, e todo o pessoal que possa produzir um trabalho em conjunto. Pode-se criar um grupo de trabalho, com solicitações, sugestões dos colegas. A última reforma do estatuto foi em 2010, já faz um tempo”, avaliou.

Segundo Alcides Valença, os textos de outros estados servirão como inspiração para o novo estatuto. “É um trabalho muito minucioso, que tem que ser feito com cautela. Muitas coisas precisam sair. É algo para irmos devagar, conversando, dialogando. Vamos levantando estatutos de outros estados. A Paraíba está com novo estatuto. Rio de Janeiro também. Rio Grande do Sul está com um muito bem redigido. Aí vamos fazer um levantamento e elaborar o nosso”, completou.