Em São Paulo, Deputada defende ampliação do quadro de Defensores Públicos no Estado

Assim como em outros Estados do Brasil, São Paulo também não conta com Defensores Públicos suficientes para atender à demanda. Em ato solene, realizado no início desta semana, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a deputada estadual Márcia Lia (PT) alertou para a importância da ampliação do quadro de Defensores Públicos em seu Estado.
O evento celebrou o Dia Nacional da Defensoria Pública e o Dia do Defensor Público do Estado de São Paulo. “Penso ser de extrema importância ampliar o quadro de Defensores Públicos no nosso Estado. Reitero o meu compromisso com o trabalho exercido pela Defensoria Pública na defesa dos direitos dos excluídos”, ressaltou a deputada.
Presidido pelo deputado Carlão Pignatari (PSDB), o ato contou com o apoio da Associação Paulista dos Defensores Públicos (Apadep) e da Associação dos Servidores da Defensoria Pública (Asdpesp), e a participação dos deputados Carlos Bezerra Jr. (PSDB), Carlos Giannazi (PSOL), João Paulo Rillo (PT), Itamar Borges (PMDB), e Carlos Cezar (PSB), que, assim como Márcia Lia garantiram apoio à Defensoria.
Segundo Pignatari, após nove anos de existência, a Defensoria Pública de São Paulo atinge somente 16% das comarcas paulistas. “Mas, com a aprovação da PEC 80/2003, que estipula um prazo de oito anos para a estruturação da instituição em todo Brasil, deverá haver um atendimento mais condizente com as necessidades da população menos favorecida, conforme expressaram todos os deputados presentes”, relembrou o deputado.