Mobilização de defensores públicos de todo o país foi determinante para aprovação da PEC Defensoria para Todos

Defensores pecorreram gabinetes e acompanharam de perto reuniões da base aliada e de lideranças. ANADEP também esteve mobilizada nas redes sociais

O apoio das Associações Estaduais e das Defensorias Públicas na tramitação da PEC Defensoria para Todos foi fundamental para sua aprovação em segundo turno. Várias entidades se organziaram para mandar para Brasília representantes dos seus estados, e dessa forma ampliar cada vez mais esforços para a aprovação da matéria na Câmara dos Deputados. Durante a votação, os deputados puderam observar a força e a união da categoria que pintou de verde as galerias e os gabinetes da Câmara dos Deputados, impulsionando o movimento pela aprovação da matéria.

PEC_04_03As Associações Estaduais (Adpacre; Adepam; Adep/ba ; Adpec; Adep-DF; Adepes, Adperj; Adpema; Amdep; Adep/MG; Adep-MS; APDP; Adpep/pa; Adepepe; Apidep; Adpern; Adpergs; Amdepro; Adper; Apadep; Adpese e Adpeto) mostraram-se incansáveis na luta pela aprovação da matéria; muitas sorteando passagens e hospedagem para que o movimento ganhasse corpo em Brasília.

Além do contato pessoal, a ANADEP manteve contato direto com os parlamentares via redes sociais. Na segunda, terça e quarta-feira foram enviadas, via Twitter, mensagens a cada um dos 513 deputados, buscando sensibilizá-los para a aprovação da matéria. Os parlamentares foram marcados nas postagens, que contaram ainda com a hashtag #DefensoriaSim. Todas as postagens enfatizaram o principal objetivo do projeto: a ampliação do acesso à justiça no país.