19 de maio – Dia Nacional do Defensor Público

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prestar assistência jurídica gratuita aos cidadãos que não têm condições de pagar pelo serviço jurídico. Esse é o papel do defensor público, profissão que garante à população menos favorecida um direito fundamental, previsto na Constituição Federal de 1988. Em 19 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Defensor Público, data escolhida em homenagem ao Santo Ivo de Kermartin – que dedicou sua vida à defesa de órfãos, viúvas, pobres e todos aqueles considerados desassistidos – falecendo em 19 de maio de 1303.

A Associação dos Defensores Públicos de Pernambuco (Adepepe), através de sua diretoria, parabeniza todos associados nesta data. “O defensor público é um agente de transformação social, está sempre ao lado do povo. A associação presta sua homenagem à categoria hoje e todos os dias do ano, através das lutas para garantir direitos e condições de trabalho para a nossa classe”, destaca o presidente da Adepepe, Edmundo Siqueira Campos.

Em alusão à data, durante o mês de maio, a Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) junto com as associações estaduais trabalha todos os anos um tema durante a Campanha Nacional. Nesta edição, a luta é pelos direitos das mulheres, com o tema: “Em defesa delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”. A Defensoria Pública trabalha em defesa das mulheres que necessitam da justiça para garantia de deus direitos, com atendimento a mulheres em situação de rua, presas, enfrentamento à violência obstétrica, doméstica, familiar e questões raciais. Confira mais sobre a campanha no site da Anadep!