Eventos: Homenagem da ADEPEPE pelo Dia da Mulher: data de luta por igualdade

A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Pernambuco (ADEPEPE) homenageia todas as Defensoras Públicas do Estado e do País pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de Março.

A data é um marco na história do mundo contemporâneo. Um dia de luta por igualdade e pelo fim da violência contra a mulher.

História

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque (EUA) fizeram uma grande greve por melhores condições de trabalho. Elas ocuparam a fábrica.

Exigiram redução na carga diária de trabalho para dez horas diárias (as fábricas exigiam 16 horas), equiparação de salários com os homens (as trabalhadoras recebiam até um terço do salário de um homem para executar o mesmo serviço) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 129 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano e que acabou se tornando o marco para o Dia Internacional da Mulher.