A Defensora Pública Lucia Helena recebeu a Medalha Heroínas de Tejucupapo da OAB-PE

A OAB-PE, por meio de sua Comissão em Defesa da Mulher Advogada, entregou nesta quinta-feira (5), a Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo.

A cerimônia foi realizada no auditório da OAB-PE (Rua do Imperador Pedro II, 235, Santo Antônio). A comenda é entregue em homenagem as mulheres que se destacaram no ano de 2012, nas mais diversas áreas, como a jurídica, jornalística e educacional.

medalha

A entrega da comenda foi feita pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, com a presença da vice-presidente Adriana Rocha Coutinho e da presidente da Comissão em Defesa da Mulher Advogada, Graça Barza. A programação contou ainda com uma palestra de Djenane Barros Mendonça Batista, que falou sobre o empoderamento da mulher no século XXI.

A Defensora Pública Lúcia Helena foi agraciada por seu trabalho jurídico. “é um reconhecimento do meu trabalho, não só da nossa classe, mas a todas essas mulheres que estão aqui sendo agraciadas. Eu agradeço a ao presidente da OAB Pedro Henrique Alves, a vice-presidente Adriana Rocha e também a presidente da comissão das mulheres advogadas Graça Barza por essa homenagem, e não poderia esquecer de agradecer a minha mãe, que foi a minha guerreira” completa Lucia.

Segundo a Defensora Pública Geral Marta Freire a indicação de Lucia Helena foi unanimemente aceita. “Ela é um exemplo de superação, uma defensora que não é menos exigida do que os outros defensores que não tem a deficiência, e que em nenhum momento deixa que isso seja uma barreira pra uma brilhante carreira.Estou muito feliz por estar participando desse momento único” concluiu. Estavam presentes também para prestigiar a Defensora Lucia Helena as Defensoras Públicas Cristina Sakaki e Maria das Graças Pereira e a Coordenadora de Gestão Ilka Papariello.

O nome da medalha lembra a primeira vez em que se registrou a presença feminina em luta armada na defesa do território brasileiro. O fato aconteceu em Tejucupapo, no município de Goiana. Em abril de 1646, as mulheres do distrito se armaram de utensílios agrícolas em defesa do território. Este ano foram doze mulheres agraciadas com a comenda e quatro homenagens especiais.