Nesta quinta-feira (23/5), o presidente da Adepepe, Clodoaldo Battista, participou de reunião virtual com as defensoras públicas que compõem o Grupo de Trabalho de Gênero da Defensoria Pública. O objetivo foi aprimorar a minuta de resolução que institui a Política de Valorização da Maternidade e da Amamentação e de Proteção da Primeira Infância no âmbito da Defensoria Pública do Pernambuco, a ser apresentada ao Conselho Superior da Defensoria Pública de Pernambuco na próxima sessão do Colegiado.
Na reunião, as defensoras públicas relataram suas vivências no puerpério e ressaltaram a importância da normativa ser aprovada, que repercutirá na vida das lactantes e das que não conseguem amamentar, mas também são essenciais para segurança emocional dos filhos(as). Também foi apontada a necessidade de disponibilização de sala adequado para ordenha e amamentação no local de trabalho. O grupo ressaltou que a construção do texto foi um trabalho coletivo fruto de muito diálogo entre as defensoras públicas do GT.
Para o presidente da Adepepe, é necessário prestigiar e buscar incessantemente o reconhecimento do direito das mães e também das crianças na primeira infância. “Como presidente da Associação, não terei voto na reunião do Conselho, mas terei voz. Vamos buscar aprovar a resolução neste mês de maio, como reconhecimento às mães. Estamos dialogando com os conselheiros para defender esta pauta tão importante. Contem conosco para fortalecer e reafirmar o direito de vocês e de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade e hipervulnerabilidade social”.