Nesta quinta-feira (18/7), a diretoria da ADEPEPE se reuniu para tratar das diretrizes da Campanha Nacional da ANADEP, no âmbito estadual. Este ano o tema é “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”.
Participaram da reunião o presidente da ADEPEPE, Clodoaldo Battista; a 2ª vice-presidente, Cynthia Credidio; a diretora de eventos, Isabel Paixão; e o tesoureiro, Rafael Alcoforado.
Na ocasião, os membros da diretoria receberam o defensor público Henrique da Fonte, coordenador do Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Defensoria Pública, que realiza um trabalho referência no atendimento jurídico à população em situação de rua, através da ação social Ronda Jurídica.
Para o defensor, a escolha do tema da Campanha Nacional vai ajudar a intensificar as ações em favor da população de rua. “Esse recorte populacional está na raiz da atuação da Defensoria Pública. São cortados por múltiplas vulnerabilidades e nossa função, enquanto serviço público, está umbilicalmente ligada ao atendimento a esse público. Com a campanha e o apoio da ADEPEPE poderemos fortalecer as nossas incidências não só na esfera judicial, mas também na educação em direitos e na qualificação profissional”, destaca Henrique da Fonte.
Entre as ações definidas no encontro para implementação em âmbito estadual está a confecção de cartilhas informativas, na perspectiva da educação em direitos, além de parcerias externas com o SENAI para a realização de curso profissionalizante para a população em situação de rua, dentre outras que serão divulgadas em breve.
Durante a reunião o presidente da associação destacou a importância da entidade estar do lado dos defensores e defensoras para que possam realizar seu trabalho, abrindo suas portas para um viés social, a fim de que a interlocução com a população legitime cada vez mais a imprescindibilidade da Defensoria Pública, como expressão do regime democrático, contribuindo cada vez mais para a afirmação da cidadania das pessoas. “Nossa entidade congrega associadas e associados que dedicaram suas vidas ao trabalho defensorial e que encontrarão, certamente, na associação esse espaço de continuidade de interação com as pessoas nas campanhas, projetos e ações, que intencionamos concretizar”, ressalta Clodoaldo Battista.