A ADEPEPE realiza mais uma ação dentre as diretrizes da Campanha Nacional, que este ano tem como tema “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”. Desta vez, a associação está apoiando o projeto da Defensoria Pública de Pernambuco em parceria com o SENAI para oferecer cursos profissionalizantes para população em situação de vulnerabilidades.
Nesta terça-feira (1/10), foram iniciadas as aulas de mais uma turma do curso profissionalizante. Os alunos são pessoas em situação de rua e as aulas são sobre elétrica predial. A Adepepe tem um papel fundamental no projeto, com apoio material, através do oferecimento de lanche para o intervalo do curso. “A contribuição da associação é de extremamente importância. A turma é formada por pessoas em situação de insegurança alimentar. As aulas acontecem todos os dias, então a garantia mínima de uma refeição é primordial para permanência desta população nos cursos”, destaca o defensor público associado Henrique da Fonte, coordenador do Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da DPPE.
Através convênio de cooperação, a Defensoria pode indicar grupos para participar gratuitamente dos cursos oferecidos. Os públicos prioritários selecionados foram: mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade.
Para Henrique da Fonte, através das parcerias é possível concretizar outros direitos, superando a sobreposição de vulnerabilidades por meio de fontes que não sejam só o instrumento jurídico. Esta é a segunda turma formada através da parceria. A turma foi formada com apoio da Prefeitura do Recife, que ajudou na identificação da população com perfil adequado para os cursos. A primeira foi voltada para mulheres vítimas de violência doméstica e teve início em agosto.