Juizado do Folião vai registrar crimes de menor potencial ofensivo. Atendimento será feiro no Sábado de Zé Pereira (1º), das 13h às 20h.
Pelo sétimo ano consecutivo, o carnaval do Recife contará com o Juizado do Folião, estrutura montada para julgar crimes de menor potencial ofensivo praticados durante o desfile do Galo da Madrugada, marcado para o Sábado de Zé Pereira (1º). O plantão especial funcionará no Fórum Thomaz de Aquino e na Estação Central do Metrô, das 13h às 20h. O espaço conta com apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Defensoria Pública e Secretaria de Defesa Social (SDS).
São considerados crimes de menor potencial ofensivo aqueles com pena inferior a dois anos, como casos de lesão corporal leve, atos obscenos, desacato a policiais, beijos forçados ou qualquer outra acusação que possa ser substituída por penas alternativas. Os casos mais graves serão encaminhados para o plantão da Justiça Comum.
Além da presença de um promotor de Justiça em cada local, os plantões contarão com representantes dos institutos de Medicina Legal, Tavares Buril e Científico, do Corpo de Bombeiros e Batalhão de Choque.