O presidente da ADEPEPE, Clodoaldo Battista, representou a associação na Assembleia Geral Extraordinária promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), nesta terça-feira (4/6), em Brasília. No encontro, as defensoras e defensores públicos discutiram assuntos de interesse da categoria no âmbito jurídico e legislativo, além de pautas institucionais. Entre os temas abordados: segurança dos(as) defensores(as) públicos(as) em suas atividades; criação de nova comissão com foco na justiça ambiental e climática.
A reunião foi a primeira participação oficial do presidente da ADEPEPE em eventos da associação nacional. “Fui recepcionado de forma calorosa pela diretoria da ANADEP. As boas vindas da nossa presidente Rivana Ricarte e dos demais colegas só aumentou a nossa preocupação e responsabilidade em contribuir com a qualidade dos debates nos diversos pontos pautados. Senti-me num ambiente extremamente dialógico e construtivista, que, indubitavelmente, contribuirá com a nossa gestão a frente da ADEPEPE. O encontro ainda promove o conhecimento das realidades das diversas associações, que possibilita trazer para nosso estado ações e estratégias relevantes, pautadas no ideal de engajada, participação dos associados e associadas, e construção coletiva”, destacou Clodoaldo.
A reunião iniciou com as atualizações do XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP). Em seguida, o grupo analisou a proposta de criação da Comissão Temática de Justiça Ambiental e Climática da ANADEP. O pleito foi aprovado por unanimidade, com parecer favorável das diretorias legislativa e de articulação social. Na ocasião, também foi anunciada a programação para o aniversário de quatro décadas ANADEP, que será marcado por uma série de atividades.
Durante a assembleia foi realizado intenso debate sobre a segurança e a preservação das prerrogativas da carreira em sua atividade. A partir da narração do episódio que culminou na condução arbitrária de uma defensora pública do Mato Grosso, a diretoria da ANADEP e representantes das Associações Estaduais discutiram na busca de soluções e de medidas que preservem a integridade das defensoras e defensores públicos.
Durante a reunião, foi aprovado o ingresso de ADI para a questão da saída temporária de pessoas privadas de liberdade. Os presidentes das associações também fizeram uma análise sobre o Plano “Defensoria em todos os Cantos”, cujo lançamento ocorreu no dia 20 de maio, no Ministério da Justiça. Os participantes finalizaram a AGE discutindo a pauta jurídica.