Homenagem da Adepepe ao centenário de Paulo Freire

Há 100 anos, no dia 19 de setembro de 1921, nascia Paulo Reglus Neves Freire, patrono da Educação Brasileira. Em seu centenário, o educador recifense Paulo Freire é homenageado por autoridades e instituições do mundo inteiro, e a Adepepe não poderia deixar de comemorar a data.

Conhecido por ser o primeiro a desenvolver o método de alfabetização de adultos que leva seu nome, Freire defendia que o objetivo maior da educação é conscientizar o estudante. O pedagogo costumava dizer que a educação era fundamental para a transformação da sociedade.

Em sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire defende a importância da educação para as camadas mais pobres da sociedade. Para ele, só com acesso à formação é possível libertar as pessoas mais vulneráveis das condições difíceis impostas pelo sistema. O livro, escrito em 1968, é até hoje muito importante no mundo acadêmico, é a uma das obras mais citada nas ciências humanas no contexto acadêmico mundial e está entre os 100 livros mais requisitados nas universidades de língua inglesa.

Viva, Paulo Freire! Viva a Educação!